domingo, 3 de abril de 2011

René Descartes e sua ligação com o racionalismo

René Descartes foi um filósofo e matemático francês. Durante a Idade Moderna também foi conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius. ficou conhecido por seu trabalho revolucionário na filsofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - fato que gerou a geometria analítica e os sitema de coordenadas que hoje leva seu nome. Por fim, ele foi uma das figuras chaves na Revolução Científica. Descartes, por sua vez chamado de " o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do POensmaneto Ocidental. Inspirou contemporâneos e várias gerações de filósofos posteriores; boa parte da filosofia escrita a partir de então foi uma reação às suas obras ou a autores supostamente influenciados por ele. muitos especialistas afirmam que a partir de Descartes inaugurou-se o racionalismo da Idade Moderna.
O Racionalismo é uma doutrina que afirma que tudo que existe tem uma causa. Os filósofos racionalistas utilizaram a matemática como instrumento da razão para explicar a realidade. Com esse objetivo, Descartes elaborou um métdo baseado na geometria. René Descartes, Spinoza e Leibniz introduziram o racionalismo na filosofia moderna. Além de defender o racionalismo, afirmaram que algumas idéias e príncípios existem em nós e são percebidos pelos sentidos, mas não provém deles. Era necessário descobrir uma metodologia de investigação filósofica sobre a qual se pudesse construir todo o conhecimento válido da experiência, mas encontra-se inato na alma. Descartes começou a questionar todas as verdades fudamentadas na tradição. ele constrói, então, um sistema racional que inclui o método científico e nega a existência de bruxas e monstros, enfraquecendo as "caça`as bruxas", na Europa. As leis passam, então a ter necessidade de uma base lógica.
René Descartes afirmava que para conecercemos a verdade é preciso , de início, colocarmos todos os conhecimentos em dúvida, quaestionando tudo para criteriosamente analisarmos se existe algo na realidade de que possamos ter plena certeza. Da sua obra " Discurso do Métdo" podemos destacar quatro regras básicas capazes de conduzir o espírito na busca de verdade: Regra da evidência, regra da análise, regra da síntese e regra da enumeração.

Grupo de Felipe, 3º ano 1984, E.e. Joviano de Aguiar

Um comentário:

  1. Gostei do teu texto! Muito bacana!

    Escrevi um sobre Descartes, descontraído e informal.

    Legal a tua postagem,! deem também uma olha na nossa em http://nerdwiki.com/2014/01/12/o-discurso-do-metodo-rene-descartes/ Obrigado.

    ResponderExcluir