sábado, 9 de abril de 2011

O que é Positivismo?
O Positivismo é uma doutrina altruísta, científica e industrial, que tem por objetivo incrementar o progresso do bem-estar moral, intelectual e material de todas as sociedades humanas, que habitam este planeta Terra, e em todas as incursões interplanetárias, (desde que não se destrua esta atual morada), a serem executadas pelo homem, sempre mantendo o equilíbrio ecológico, fruto direto do amor ao espaço, à Terra e  à humanidade; do contrário, provavelmente, não haverá sobreviventes.
O objetivo básico da filosofia positiva é, pois ordenação e classificação das ciências. Comt estabeleceu uma pirâmide de seis ciências: matemática, astronomia, física, química, biologia e sociologia.
O nosso ideal é unir todas as culturas até agora separadas do Ocidente e do Oriente, e quiçá Interplanetárias, sem que nada se perca e tudo se some. Os pontos conflitantes se moldarão e se entrosarão no Conjunto Positivo.
O positivismo era o instrumento metodológico que atendia aos ideais da época, tais como a industrialização, a urbanização, a construção dos Estados-nações e a escolarização da sociedade, contribuindo para a expansão do capitalismo.
Foi  criado por August Comte, e parte do  principio de que o único conhecimento valido é o conhecimento positivo, isto é , oriundo das ciências é uma filosofia empírica  que  se baseia na observação do mundo físico e , por isso, rejeita a metafísica. Acredita na capacidade do homem de amar e ser solidário socialmente.
No Brasil, o positivismo passou de ciência a doutrina de influencia geral acolhida por limitado numero de estudiosos como Ivan Lins, mas sem a força dinâmica que o caracterizava no século XIX.
Ao surgir no século XIX, quando as descobertas científicas e os avanços técnicos faziam crer que o homem podia dominar a natureza, o positivismo opôs á abstrações da teologia e da metafísica e método experimental e objetivo da ciência.
Ideologia e movimento filosófico fundado por August Comte, o positivismo tem como base teórica os três pontos seguintes:
§  Todo conhecimento do  mundo material decorre dos dados “positivos” da experiência, e é somente a eles que o investigador deve ater-se.
§  Existe um âmbito puramente formal, no qual se relaciona as idéias que é o da lógica pura e da matemática.
§  Todo conhecimento dito “ Transcendentes” – metafísica, teologia e especulação acrítica- que se situa alem de qualquer possibilidade de verificação prática deve ser descartado.
O  positivismo é produto direto de seu época. Com a Revolução Industrial já plenamente realizada em pleno florescimento das ciências experimentais que conquistavam progressivamente mais e mais espaço em detrimento da especulação racionalista Comte tentou a síntese dos conhecimentos positivos do seu tempo.
Comte se propôs a dois objetivos básicos: a elaboração de uma sociologia-disciplina criada por ele e á qual pensou dar nome de  “ física social “ – sobre a base exclusiva do estudo cientifico dos dados da experiência e a reorganização das ciências de acordo com o mesmo critério.
A história do positivismo no Brasil tem importância especial para evolução das idéias no país. Foi sob o patrocínio do positivismo que, em grande parte se fez a preparação teórica  da implantação da Republica. Vários dos mais destacados propagandistas republicanos eram positivistas, e nos primeiros anos que se seguiram á queda do  império , ocuparam posição de relevo na administração publica.
A ação do positivismo no Brasil lançou-se contra a posição filosófica de base espiritualista, então a única existente. Nesse combate, estava o positivismo ao lado do materialismo e do evolucionismo, que tinham lugar destacado entre os pensadores da época.
Segundo Comte o homem  teria passado por três estágios do pensamento durante a história:
Estagio teológico: homem considerava que todos os fenômenos da natureza eram condicionados  por forças sobrenaturais .
Estagio metafísico: o homem passa a utilizar a razão como forma de entender os fenômenos, mas não se preocupava em comprovar as proposições.
Estagio positivo ou cientifico: o homem adquire uma visão mais funcional perante os fatos, preocupando-se em formular proposições e comprová-las de forma racional por meio da experiência.
“Ordem e Progresso”: um lema positivista
O lema da bandeira brasileira é nitidamente marcado pelas idéias positivistas: parte da suposição de que é necessária ordem social para que haja o progresso da sociedade. O positivismo também encontrou grande repercussão nas fileiras do Exercito Brasileiro, rigidamente marcado por princípios de hierarquia e disciplina.
Contribuição do Positivismo para o desenvolvimento do conhecimento no Brasil
§  Contribuiu para a valorização dos estudos históricos.
§  Grande foi a contribuição do positivismo que alguns republicanos brasileiros uniram as concepções de Comte com Spencer para formularem teorias políticas, segundo o puro método cientifico, sobre o fundamento das  realidades da experiência.
§  Reconhecemos a contribuição do positivismo para o desenvolvimento das ciências, em especial das exatas e naturais.
§  A contribuição do positivismo para a construção do direito do trabalho no Brasil.
§  A contribuição do positivismo para o crescimento intelectual do Rio foi muito importante na segunda metade do século XIX.


Augusto Comte
Foi um filósofo francês, nascido em Montpellier em 1798. Começou sua carreira ensinando matemática, depois tornou-se secretário de Saint-Simon. Nesta época, começou a escrever o livro Curso de filosofia Positiva, que seria uma filosofia das ciências. De um lado, procede a uma classificação das ciências, por ordem de complexidade, de outro, formula a Lei dos Três estados, que caracterizam períodos da história humana.
A LEI DOS TRÊS ESTADOS
Os três estados, de acordo com a história humana, são:
Teológico: o estado onde Deus está presente em tudo, as coisas acontecem por causa da vontade dele. As coisas sem explicação são explicadas pura e simplesmente por Deus. Esse estado tem outras três divisões:
- Animismo: as coisas da natureza tem sua própria “animação”, acontecem porque desejam isto, não por fatores externos, têm vida própria.
- Politeísmo: os desejos dos deuses são colocados em objetos, animais ou coisas.
- Moneísmo: os desejos do Deus (único), são expostos em coisas, acontecimentos.
Metafísico: no qual a ignorância da realidade e a descrença num Deus todo poderoso levam a crer em relações misteriosas entre as coisas, nos espíritos, como exemplo. O pensamento abstrato é substituído pela vontade pessoal.
Positivo: a humanidade busca respostas científicas todas as coisas. Este estado ficou conhecido como Positivismo. A busca pelo conhecimento absoluto, esclarecimento sobre a natureza e seus fatos. É o resultado da soma dos dois estágios anteriores.

Componentes do grupo : Camila Aquino, Letícia Souza, Emiliane e Joelma.
3º ano 1984

Nenhum comentário:

Postar um comentário