domingo, 27 de março de 2011

A importação de conhecimento estrangeiro.

O uso do conhecimento estrangeiro tem como objetivo estimular o crescimento com base em inovação. 
O incentivo à inovação visando ao crescimento econômico envolve necessariamente um amplo aspecto de questões e agentes, desde a abrangente estrutura do regime econômico e institucional até as altamente especializadas aplicações relacionadas à P&D(pesquisa e desenvolvimento), ao investimento estrangeiro e à transferência de tecnologia;a tecnologia de informação; os padrões e o controle de qualidade; o capital financeiro e de risco; a educação etc. 
  
A tecnologia estrangeira apesar de criar uma dependência nos países em desenvolvimento pode também fortalecer atividade de P&D,quando utilizada criteriosamente.      

Pontos   Positivos e Negativos
A transferência de tecnologia hoje é tipo explicita, isto é, do tipo que não se encontra embutida em um bem físico. Encontra-se acumulada em pessoas sob a forma de conhecimentos intelectuais e habilidades manuais, ou em documentos do tipo patentes, relatórios, plantas, desenhos, projetos, etc.  

No caso do crescimento econômico do Brasil, atribuindo-o em parte a uma maciça transferência de tecnologia proveniente de países desenvolvidos, efetuada nos últimos anos para a ampliação do parque industrial.
Por outro lado, esta aquisição desenfreada de tecnologia levou o país a um estado intenso de dependência tecnológica. Para o autor, os riscos que ocorrem num país excessivamente dependente de tecnologia estrangeira podem ser classificados dentro de duas dimensões.  Na dimensão econômica, podem ocorrer problemas de balança de pagamentos, devido ao alto custo da tecnologia importada; baixa produtividade com altos custos, devido em parte à inadequação da tecnologia externa às características sócio-econômicas do país; baixo nível de competitividade nos mercados internacionais; imensões: econômica e política.
    desnacionalização da estrutura industrial; subutilização da capacidade tecnológica existente; e falta de estímulo ao investimento necessário à formação de recursos humanos e ao desenvolvimento de uma tecnologia própria
Na dimensão política, o perigo reside na subordinação política do país aos interesses estrangeiros e das implicações que isto pode trazer no processo de decisão, em nível nacional.
Exemplos de conhecimento estrangeiro
TREM BALA, PARQUE INDUSTRIAL, COMPANHIAS ESTRANGEIRAS DE AVIÃO, EMPRESA HONDA, COMPUTADORES, ETC.
3ANO 1984 , 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário