segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A filosofia
(Melissa Nascimento Santana)
A filosofia abrange a totalidade das coisas e deve ser bastante profunda e isso a torna radical.
Filosofia nada mais é do que a sabedoria de quem suporta com serenidade os acidentes da vida e consiste na busca da verdade, de uma visão crítica sobre tudo. Adotar uma atitude filosófica é olhar as coisas como se fosse a primeira vez, é discutir, duvidar e expressar a sua própria opinião sobre o tema.
Filosofar é se mostrar superior às conversações sociais é dissertar sobre qualquer assunto e saber argumentar com total sutileza.


                                       A roupa nova do rei 


 Certa vez, um rei preparava uma grande festa para o casamento de sua filha. Para a ocasião, o rei desejava vestir uma roupa diferente, a mais bela que jamais tivesse sido usada. Para prepará-la, mandou convocar os melhores costureiros de seu reino, no entanto, nenhum deles foi hábil para realizar o desejo do rei. Correu então a notícia  de que, num reino vizinho, havia um costureiro incomparável e capaz de costurar tal roupa. O rei mandou contratá-lo imediatamente, a preço de ouro. O costureiro era realmente fantástico, mas também era preguiçoso e muito esperto. Como a festa já estivesse próxima e ele não tivesse costurado nada, espalhou o boato de que a roupa que estava preparando para o rei era tão maravilhosa e especial que só as pessoas inteligentes seriam capazes de vê-Ia. O costureiro fez com que o rei também ficasse sabendo das qualidades da roupa.
No dia da festa, o costureiro foi até os aposentos do rei para vesti-Ia. O rei não via roupa alguma, mas como não queria passar por ignorante, elogiava as vestes com que o costureiro fingia cobri-Ia. Quando entrou na capela real, lugar da realização da cerimônia de casamento de sua filha, o rei estava completamente nu, mas nenhum convidado ousou dizer nada, nem gracejar, pois ninguém queria passar por ignorante. Ao contrário, muitos cochichavam entre si sobre a beleza da roupa real. • No entanto, a umas tantas, alguém do fundo da capela, ousou gritar: O rei está nu! Diante de tanta ousadia, alguns entreolharam-se estupefatos, sem saber o que dizer, outros voltaram-se contra o blasfemo, chamando-o de ignorante e querendo expulsá-lo, enquanto alguns poucos concordaram com ele.


                                     Reflexão:  
Diz o que não sente,vê sem nada ter visto,sabe e silencia,aprova sem ter certeza,concluo,omisso do mundo ou ignorante da verdade ?

                                        Moral :
"Acreditar no real ás vezes parece ser mais fácil que ver a ignorância dos falsos cegos."
( Lorena Estéfane dos Santos )

"Aqueles que querem mostrar conhecimento sem tê-lo são os verdadeiros ignorantes"
(Víctor Augusto)

FILOSOFIA É UMA CIÊNCIA?

    A Filosofia não é ciência,pois ela se baseia em teses não em fatos cientificamente estabelecidos.Apesar disso, todas as ciências humanas se baseiam na Filosofia.
   Uma investigação filosófica pode levar a descobrir verdades desconhecidas, isso,  é claro,depois de um certo tempo.
   Normalmente as ciências se baseiam em estudos individuais,como por exemplo, a Antropologia(que é o estudo do homem) e a Biologia(que destaca a magnitude da vida).Se fosse considerada ciência qual seria o foco da Filosofia?
    O fato é que devemos procurar entender a realidade com a ajuda da investigação filosófica,isso sem levar em conta o empirismo da ciência.
                                                                                                  Amanda da Silva Lima

Por que todo indivíduo humano é preconceituoso?

Levando em consideração o significado da palavra "preconceito" é possível perceber a união de dois termos - pré e conceito - que seria uma conclusão ou visão antecipada sobre um determinado assunto. Sendo assim, o preconceito vem a ser muito comum, por estar relacionada à questões políticas, econômicas, culturais, religiosas ou intelectuais.
Todos somos preconceituosos por agirmos levando em conta  o  senso-comum, mas para quebrar essa barreira devemos procurar o bom-senso, onde procuramos entender o que não conhecemos o bastante.

Davidson Bruno da Silva

Filosofia: repensando o já pensado

Significa amor à sabedoria, busca soluções para grandes questões da existência humana. Filosofia surge quando o homem começa a refletir sobre questões já pensadas para criar novas teorias a partir dessas questões.
A Filosofia se torna perturbadora da paz na medida que faz uma reflexão do mundo cotidiano na tentativa de encontrar soluções para determinado fato, tema ou assunto.
Ela  aspira verdades que muitos não querem aceitar.

Davidson Bruno da Silva

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Filosofia é ver o mundo como se fosse pela primeira vez

A reflexão filosófica  é tida como radical porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento. Não somos, porém, somente seres pensantes. Somos também seres que agem no mundo, que se relacionam com os outros seres humanos, com os animais, as plantas, as coisas, os fatos e acontecimentos, e exprimimos essas relações tanto por meio da linguagem quanto por meio de gestos e ações.
Filosofar é pensar por conta própria; mas só se consegue fazer isso apoiando no conhecimento anterior. A filosofia não é apenas uma aventura; também é um trabalho, que requer esforços, leituras, ferramentas. Os primeiros passos costumam ser exaustivos e já desanimaram mais de um.
Adotar uma atitude filosófica é olhar as coisas como se fosse pela primeira vez, é ficar admirado, espantado. Para uma criança pequena essa emoção é natural porque ela está realmente  vendo o mundo pela primeira vez, mas não é tão natural para a maioria dos homens, pois eles já estão anestesiados pelo cotidiano de suas vidas. Segundo o senso comum, espantar-se diante do que “já se conhece” é loucura. Mas o filósofo não pode pensar segundo o senso comum. Ele deve ter bom-senso para entender que não conhecemos o bastante. È por essa razão que são poucos os filósofos.
O portal de entrada para a filosofia exige algo difícil para a maioria dos homens adultos: ver o mundo com os olhos de uma criança.

Ênio Souza

Filosofia: a arte de pensar

De fato a filosofia vem para contradizer muitas coisas, ou seja, no mundo em que vivemos as formas de pensar das pesssoas são diferentes. Mas a  filosofia é radical? Sim, já que investiga profundamente um fato ou acontecimento da sociedade. Ela  vem com a intenção de ter uma melhor resposta para uma pergunta apresentada.Assim  uma simples pergunta pode gerar um bom debate.

Mateus Santos da Paixão

A Filosofia é uma ciência ?

Esta pergunta é bastante difícil e conflitante, pois há muitos questionamentos e opiniões sobre esta questão, mas ainda não se tem nenhuma resposta que defina ou afirma que a Filosofia seja uma Ciência.
Sendo uma ciência ou não, a Filosofia é colocada, hoje, entre duas vertentes : uma em que é vista como não Ciência , partindo do questionamento que a Filosofia não usa de experiências ou estudos com base em descoberta , e outra ,  onde é colocada como Ciência Humana englobando o mundo em um todo , mas partindo do questionamento não fundamentado por experiências e sim por uma ideologia própria.
Diante de tantas opiniões e questionamentos fica realmente difícil definir uma identidade Filosófica, mas a única certeza que temos é que dependendo do ponto de vista observado a Filosofia se encaixa em qualquer uma das duas vertentes e concluímos que independente de uma definição a Filosofia nunca deixará de existir enquanto houver pessoas buscando por respostas.

Lorena Estéfane dos Santos

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Busque mais, busque além de você

Sabedoria,verdade, qual homem no ápice de sua imaginação não desejou algum dia ser sábio e possuir a verdade do mundo em suas mãos ?Até mesmo aquele que nem se quer sonha ou busca por algo , tem dúvidas , tem perguntas sem respostas e respostas pra qualquer pergunta.Não se contentar com pouco e ter a certeza de que há muito por descobrir , é ter alma de filósofo.
Filósofo sim , pois até mesmo eles que eram regrados de conhecimento , limitados a tão poucas coisas , descobriram muito mais que nós , pois eles não se contentaram em ver apenas raios de luz , buscaram , descobriram , chegaram a raiz e viram que por trás de qualquer luz ,haverá sol.
Então me pergunto...por que não ser um filósofo?Seria ótimo adotarmos atitudes filosóficas e perceber que estamos vivos , se espantar ,olhar em volta e ver o mundo girar diferente , ter emoção e não deixar quem esteja anestesiado te contagiar , pois querer mais é querer viver é querer ser diferente por mais que para outros , pareça loucura.
Não seja frágil,abra seus olhos ,seja crítico e verdadeiro consigo mesmo.Seja sensível e veja a injustiça , o preconceito , a hipocrisia e a mediocridade presente no mundo , perceba que vivemos em uma cultura" eticamente " equivocada ,em uma sociedade consumista que vive nas margens de pseudos - novidades e que sempre é tempo de mudar , de apertar o play e não ter medo de to search (buscar)....nem que seja por si mesmo.

(Lorena Estéfane dos Santos)

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Filosofia Num Todo

   A filosofia é uma das ciências mais antigas do mundo, têm relatos de que ela era colocada em prática desde tempos antes de Cristo.
   Uma investigação filosófica consiste em “repensar o já pensado, para pensar o ainda não pensado”.
   Adotando-se uma atitude filosófica, basta olhar as coisas como se fosse pela primeira vez, é ficar admirado, espantado. Para uma criança pequena essa emoção é natural porque ela realmente está vendo o mundo pela primeira vez, mas não é natural para a maioria dos homens, pois eles já estão anestesiados pelo cotidiano de suas vidas.
   Muitas pessoas fazem a indagação se a filosofia é radical. Ela é radical, porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento. Não somos porém seres pensantes. Somos também seres que agem no mundo.
   A prática de filosofar consiste em pensar por conta própria; mas só se consegue fazer isso de um modo válido apoiando-se primeiro no pensamento dos outros, em especial dos grandes filósofos do passado. A filosofia não é apenas uma aventura; também é um trabalho, que requer esforços, leituras e ferramentas.







Autor: Victor Augusto de Oliveira.